Hj vamos falar sobre as vacinas. Vacinas éticas, que são as vacinas que somente os MÉDICOS VETERINÁRIOS podem adquirir e as vacinas não éticas, que são feitas por pessoas sem preparo para tal.
Através da vacina, o sistema de imunológico do animal produz determinados anticorpos rapidamente. A vacina contém vírus, mortos ou inativados, que NÃO causam a doença, mas ensinam o organismo a se defender dela.
AS vacinas são chamadas de éticas quando são vendidas somente para profissionais capacitados, ou seja, para o médico veterinário. As chamadas “vacinas éticas” são produzidas por multinacionais e vendidas apenas para profissionais veterinários que têm o conhecimento de como armazenar o produto e em que condições aplicá-lo. A eficácia dessas vacinas é comprovada.
As “vacinas não éticas”, por sua vez, podem ser vendidas para lojas ou pet shops. Por esse motivo, elas são aplicadas até mesmo nos balcões desses estabelecimentos, por vendedores ou funcionários. Como saber o caminho percorrido por essa vacina antes de ser aplicada em seu animal? Será que ela foi mantida o tempo todo na temperatura ideal? Será que o cão estava em condições de saúde ideais para receber a imunização naquele momento? A eficácia desse tipo de vacinação, feita sem a supervisão de um veterinário, é discutível e não há garantias de que seu animal estará protegido.
Concorda comigo que se uma vacina não ética fosse eficaz, ela não seria vendida pra qualquer pessoa? Como o balconista da casa de ração .
Concorda que somente um médico veterinário que estudou 5 anos em período integral sabe te dizer se seu animal está apto a tomar a vacina?
Vc sabia que se o seu animal estiver com uma doença pré existente, e não for identificada por uma pessoa sem preparo, ao tomar a vacina ele pode desenvolver a doença?
Agora me responda, você arriscaria a saúde do seu animal?
Muitas pessoas não gostam do termo q estou usando. Ético e não ético. Mas, para mim ética está acima de tudo. Não acho justo uma pessoa que não tem estudo aplicar ou medicar um animal. Eu não medico humanos. Não sou médica de humanos. Não estudei para isso. Assim como não dou palpite pro mecânico do meu carro ou para o engenheiro que constrói um prédio. Cada um tem seu conhecimento e cada um sabe usá –lo da forma que é mais conveniente.
Arriscar a saúde do seu animal por alguns reais de diferença, para mim não é sinal de economia. Com seu animal não imunizado corretamente, você poderá gastar muito mais se ele desenvolver uma doença ou até perdê- lo. Pense nisso.